Informativo Nova Nordeste

Notícias

Cartão Verde

Postado em: 26/10/2015 10:45

 

O Cartão Verde é um telejornal esportivo de mesa-redonda produzido pela TV Cultura e transmitido pela TV Nova Nordeste em Pernambuco. Exibido desde 1993, a atração já ganhou em 1997 o troféu APCA de melhor programa jornalístico.

Atualmente o programa é exibido às 21h da terça-feira e apresentado pelo jornalista Vladir Lemos, tendo como comentaristas Vitor Birner, Celso Unzete e Roberto Rivelino.

O primeiro apresentador do Cartão Verde foi José Trajano, que comandou o programa entre 1999 e 2000 ao lado dos comentaristas Armando Nogueira e Luiz Alberto Volpe. Em seguida, a atração passou a ser apresentada por Flávio Prado e ter comentários de Juca Kfouri, Juarez Soares e Osmar de Oliveira. Em 2006, Vladir Lemos assumiu como novo apresentador.

 Em 2008, os comentaristas eram Victor Birner, Sócrates e Xico Sá. Com a morte de Sócrates, em dezembro de 2011, e a saída de Sá, em janeiro de 2012, foram contratados Celso Unzelte e Roberto Rivellino, em novembro de 2012.

 

Sobre o apresentador – Vladir Lemos

Natural de São Paulo, Vladir Lemos nasceu no dia 7 de setembro de 1967. Ele trabalha no Cartão Verde desde 1998, foi repórter e apresentador do programa antes de acumular essa segunda função com o cargo de editor-chefe em 2005.

Vladir é autor de livros e documentários. Carinhosamente apelidado de "Véio Mussa" pelo atual trio de comentaristas do Cartão Verde - uma referência bem humorada ao ditador italiano Benito Mussolini - tem a missão de comandar a atração, destacar as notícias e provocar os debates.

 

Sobre o comentarista – Vitor Birner

Vitor Birner nasceu em São Paulo. É jornalista, crítico, amante da estratégia do jogo e do comportamento das torcidas. Adora ver o time que se sacrificou derrotar o time talentoso. Acredita que dessa forma "o craque rende mais e Deus sorri". Blogueiro por ofício e paixão, ao reconhecer a força como uma das qualidades do futebol moderno, se tornou um verdadeiro contraponto à visão romântica muitas vezes defendida por nossos outros comentaristas. Ele, mais do que ninguém, afirmaria que um time precisa contar com jogadores de todos os tipos.

 

Sobre o comentarista – Celso Unzelte


Unzelte é paulistano, jornalista, professor universitário e pesquisador da história do futebol, tema sobre o qual já escreveu vários livros. Para ele, a paixão pelo esporte (assim como pela música, pelo cinema, por qualquer outra manifestação cultural, enfim) é antes de tudo uma questão de memória afetiva. Por isso, costuma dizer que preferia ter sido tetracampeão mundial em 82, quando era ainda um esperançoso garoto de 14 anos, em vez de ter sido em 94, quando já era um crítico jornalista esportivo de 26. Mas infelizmente nem tudo é do jeito que a gente gostaria que fosse. Nem no futebol, nem na vida.

 

Sobre o comentarista – Roberto Rivelino

Ex-jogador de futebol e comentarista do Cartão Verde. Sua última passagem na televisão foi em 2002, no canal SporTV, onde trabalhou na cobertura da Copa do Mundo, da qual o Brasil foi pentacampeão. Além de campeão pela Seleção Brasileira de 1970, Rivellino marcou sua presença nos gramados como jogador do Corinthians e do Fluminense. Pelos dois clubes ganhou títulos como o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Carioca.

 

Siga o Cartão Verde nas redes sociais: Facebook - Twitter - Site 

 

Veja fotos dos bastidores do programa: