A BASF está com as inscrições abertas para a sétima edição do Edital Conectar para Transformar 2023, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e engajamento dos diversos segmentos da sociedade presentes nas comunidades das quais a empresa possui unidades produtivas.
O Edital tem foco em apoiar instituições com ou sem fins lucrativos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e empreendedores individuais (MEIs) de qualquer região da Argentina, do Brasil e do Chile.
O cadastro dos projetos socioambientais podem ser feitos, gratuitamente, até dia 02 de outubro de 2023, às 18h (horário de Brasília), no site de inscrição. O resultado das organizações selecionadas será divulgado dia 30 de novembro de 2023.
A previsão é que os projetos selecionados sejam implementados a partir de março de 2024, e precisam ser realizados em pelo menos um dos municípios onde a empresa tem unidades produtivas: Guaratinguetá e São Bernardo do Campo (SP/Brasil), Quinta Normal, Concón e Quintero (Chile) e General Lagos e Malvinas Argentinas (Argentina).
Por meio do Edital Conectar para Transformar, a BASF seleciona para patrocínio e iniciativas de impacto social e ambiental que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em:
- Empregabilidade: por meio da qualificação de mão-de-obra, geração de oportunidades de trabalho e renda ou estratégias semelhantes;
- Educação Científica: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação científica, ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM);
- Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais e da Biodiversidade: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção aos recursos naturais e à biodiversidade.
Além disso, projetos com engajamento de voluntários da BASF e que promovam a economia circular e valorização da diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 60 anos também possuem maior incidência para serem apoiados. É necessário que a organização desenvolva suas atividades há, pelo menos, um ano.
O edital faz parte da estratégia de engajamento social da BASF (empresa química alemã) que propõe ampliar o impacto positivo da instituição ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios. Por meio da iniciativa, a empresa já patrocinou 74 projetos desde 2017 nos três países.
Os projetos inscritos no edital contribuem para o alcance do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pois envolvem temáticas como trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), igualdade de gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades sustentáveis (ODS 11), dentre outros.