Durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) um homem foi flagrado dirigindo um veículo com sinais de embriaguez. O caso aconteceu na BR 232, no município de Salgueiro, sertão de Pernambuco. Durante a abordagem de rotina, os policiais perceberam que o motorista aparentava estar embriagado. Apesar de ter recusado realizar o teste do bafômetro, o homem admitiu que tinha bebido cachaça. Uma lata de cerveja aberta chegou a ser encontrada no porta-copos.
Ainda durante a abordagem, o motorista disse que estava portando uma faca, mas no carro os agentes encontraram um revólver calibre .38 carregado com seis munições e duas facas. No banco de trás, ele carregava uniformes da Polícia Militar de Pernambuco e do Exército, além de uma touca balaclava, acessório que esconde o rosto de quem o usa.
O homem foi autuado em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro. Ele pode responder pelo porte ilegal de arma de uso restrito e embriaguez ao volante.
Armamento de uso restrito
Em julho deste ano, a Polícia Federal passou a classificar os revólveres de calibre .38 especial (SLP) como de uso restrito, assim como o calibre 9 milímetros. A mudança aconteceu após um decreto que reduz a lista de calibres permitidos, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O decreto estipula a quantidade máxima de joules – quantidade de energia – que o cano de uma arma pode emitir durante o disparo. O .38 SLP libera 437,88 joules, valor acima do limite de 407 joules estipulado no decreto.