O Outubro Rosa é uma campanha bastante conhecida por levar a conscientização para o combate ao câncer de mama. Mas neste mês também é celebrado o Outubro Verde, que faz um alerta para o Dia Nacional de Combate à Sífilis, geralmente comemorado no terceiro sábado do mês.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) deu início a uma série de ações preventivas e educativas nesta sexta-feira (6). Os mutirões gratuitos do ‘Vamos Testar, Vamos Prevenir’ serão realizados até o dia 27 deste mês, em vários pontos do Recife, como Casas de apoio, Academias das Cidades e Igrejas, com atendimentos espontâneos.
A campanha vai contar com palestras para informar a população e capacitação para profissionais da saúde. Também será lançado o PrEPara a Prevenção!, aumentando o acesso à testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, oferecendo a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) aos sábados.
Sobre a doença
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Apesar de curável, pode levar à morte. É perigosa em gestantes, porque existe a possibilidade da mãe passar para o bebê, durante a gestação ou no parto, a chamada Sífilis congênita. As consequências são aborto, parto prematuro e retardos no desenvolvimento, com mortalidade de 40% nas crianças infectadas.