EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, TV NOVA/TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO O PANTEÃO DAS MEMÓRIAS NEGRAS
Compartilhe essa notícia
EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, TV NOVA/TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO O PANTEÃO DAS MEMÓRIAS NEGRAS

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, vai ao ar neste domingo (19/11), às 23h. na TV Cultura, o documentário inédito O Panteão das Memórias Negras, dirigido pelo francês Karim SoumaïlaO filme oferece um amplo panorama histórico do vínculo da República Francesa com seus componentes negros, afrocaribenhos, desde os primórdios da abolição da escravidão até os dias de hoje.

A produção conta com a entrevista da antiga Guarda dos Selos Christiane Taubira, autora da lei que reconhece a escravidão como um crime contra a humanidade, e recolhe testemunhos de historiadores, sociólogos, personalidades políticas e da sociedade civil, mas também de artistas e intelectuais.

Sobre Christiane Taubira

Christiane Taubira ou Christiane Taubira-Delannon (Caiena, 2 de fevereiro de 1952) é uma política francesa e escritora. Foi ministra da Justiça da França entre 15 de maio de 2012 e 27 de janeiro 2016, sob a presidência de François Hollande.

Christiane Taubira, como deputada de Guiana Francesa, foi a força matriz por trás de uma lei de 21 de maio de 2001, que reconhece o tráfico atlântico de escravos e a escravidão como um crime contra a humanidade. Ela trabalhou como Garde des Sceaux o direito dos homossexuais, para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo na França fosse permitido, através de seu projeto de lei denominado “Lei Taubira”. Após um período de debate nacional no país, ela finalmente conseguiu fazer a Justiça francesa adotar essa lei.

Mais informações:
Fonte:
Com informações da Assessoria de imprensa da TV Cultura
Foto:
Divulgação