A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta (20) uma operação denominada “Placement”, contra lavagem de dinheiro e com alvos no Recife, Olinda e Igarassu. 15 pessoas foram presas e R$1,45 milhão em espécie apreendido. Os mandados foram cumpridos em concessionárias de carros de luxo e prédios residenciais no bairro do Pina, além de cinco casas lotéricas em Olinda e no Recife.
O Juízo da Décima Segunda Vara Criminal expediu três mandados de prisão domiciliar, 12 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão foram cumpridos, além de sequestro de bens e valores e bloqueios de ativos financeiros.
Em uma das apreensões, que aconteceu nos edifícios Píer Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho, um drone chegou a ser usado para evitar que os suspeitos jogassem provas pelas janelas. Segundo as investigações, comandadas pelo delegado Paulo Gondim, o chefe da quadrilha usava parentes e laranjas para que o dinheiro fosse lavado usando empresas como casas lotéricas, imobiliárias, academias e concessionárias de veículos. 14 carros de luxo, celulares e relógios também foram apreendidos. Todo o material foi encaminhado para o Departamento de Repressão aos Crimes Patronais (Depatri) e para a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). O trabalho policial começou ainda em abril deste ano e tem como alvo empresários. Foram cerca de R$608 milhões bloqueados em contas e aplicações financeiras.