*Por Gabriel Couto
No dia 8 de janeiro (segunda), completa-se um ano dos ataques golpistas feitos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) contra as sedes dos Três Poderes em Brasília. Para repudiar essas ações e reafirmar o compromisso com a democracia, autoridades da política pernambucana se pronunciaram, destacando a importância de preservar os valores democráticos no país.
A governadora do Estado pernambucano, Raquel Lyra (PSDB), utilizou as redes sociais para afirmar que, como chefe do Executivo, considera “democracia, ordem e respeito” como valores inegociáveis. Ela ressaltou que a defesa da democracia vai além de ideologias, partidos ou lados, sendo um compromisso diário que tem em Pernambuco um exemplo histórico de defesa de princípios democráticos.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se pronunciou nas redes sociais, recordando os ataques e expressando seu repúdio às ações criminosas e antidemocráticas. Ele destacou que o 8 de janeiro de 2023 deve ser lembrado como uma celebração à força da democracia brasileira, que se mostrou inabalada diante dos desafios.
Outros representantes políticos, como o senador Humberto Costa e a senadora Teresa Leitão, assim como os deputados estaduais João Paulo, Jarbas Vasconcelos Filho, Dani Portela e Doriel Barros também manifestaram suas opiniões por meio de declarações em suas redes sociais, reforçando a importância de preservar e fortalecer a democracia no país.
*estagiário sob supervisão