Semana da Visibilidade Trans em Petrolina promove série de eventos gratuitos
A comemorção acontecerá até a segunda feira (29)
*por Gabriel Couto
Em celebração à Semana Nacional da Visibilidade Trans, a ONG Cores, sediada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está promovendo uma extensa programação de atividades gratuitas. O evento teve início na terça-feira (23) e se estenderá até o dia 29 de janeiro, oferecendo uma variedade de iniciativas, como exibições de filmes, rodas de conversa, clube de leitura e um sarau.
A programação teve início na terça-feira, dia 23 de janeiro, com o evento “Cine Cores + Orgulho”, apresentando a exibição do filme “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. O filme, um musical bibliográfico, narra a história da ativista transgênero Brenda Lee. O público teve acesso gratuito à exibição, que ocorreu no Cine Cores, com direito a pipoca na Casa Cores.
Nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro, às 19h, vai ser realizada uma “Roda de Conversa” sobre a Lei Maria da Penha e pessoas trans. O evento inclui a exibição de um documentário, seguido da participação de advogadas para discutir aspectos relacionados ao tema. A ação também aborda medidas e orientações para enfrentar a violência LGBT+ no município, com entrada gratuita.
Já na quinta-feira (25) pela manhã, acontecerá uma reunião na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, mediada por Alzyr Brasileiro e Jorge Lorenzo. O encontro aborda a incompetência no serviço social da penitenciária, investigando casos de travestis em vulnerabilidade dentro do presídio.
Ainda na na quinta-feira, também foi marcada mais atrações, como: “Clube de Leitura Travateca”, que promoverá a leitura comentada do livro “Banzo, Quebra Muximba” da artista visual e escritora Oraci Terra. O evento, será realizado na Casa Cores e marca o primeiro encontro do Clube de Leitura Travateca em 2024, buscando discutir leituras e a influência das literaturas nas existências, com entrada gratuita.
Encerrando a programação, na segunda-feira (29), contará com o “Sarau Travateca e celebração do Dia da Visibilidade Trans”. Em comemoração à data, o sarau proporciona uma noite de orgulho, arte e performance, contando com a exposição de obras de artistas LGBTQIAPN+. O evento busca ser um momento de troca e construção de vivências em busca da visibilidade e do direito de existir, com entrada gratuita.
*estagiário sob supervisão