Olinda elege Reginaldo da Paz e Lord de Olinda como os homenageados do Carnaval 2024
A abertura da Festa de Momo acontece no dia 8 de fevereiro.
Por Victória Campos
Nesta sexta-feira (26), foi divulgado o resultado da votação dos homenageados do Carnaval de Olinda de 2024. Os foliões elegeram Reginaldo da Paz na categoria “em vida” e escolheram o Lord de Olinda para a “in memoriam”. Ao todo, foram contabilizados 57.174 votos, registrados através de uma urna eletrônica e pelo site da Prefeitura, entre 16h do dia 22 e 0h do dia 25 de janeiro.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Olinda, Mirella Almeida, que representou o prefeito Professor Lupércio na solenidade, disse que estava muito feliz por ver figuras icônicas representando Olinda. “É motivo de muita alegria anunciar os vencedores, personagens que fazem e fizeram história no nosso Carnaval. São figuras especiais e de valor sem igual, que representam a cultura de Olinda e de todo o nosso estado de Pernambuco.
Reginaldo Cabral, de 60 anos, mais conhecido como Reginaldo da Paz, foi o campeão na categoria ‘Em vida’, arrematando 32,68% do total. Já na categoria ‘In Memoriam’, o saudoso Mário Medeiros Raposo, o Lord de Olinda, conquistou 57,59% dos registros. O diploma do homenageado foi recebido pelo neto de Lord, Cláudio Raposo.
“O Carnaval de Olinda é a cara da gente” é o tema da Festa de Momo em 2024, na Marim dos Caetés. A realização é da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, integrada com todas as pastas municipais.
A abertura acontece na quinta-feira (8) e a expectativa é que mais de 4 milhões de foliões circulem pelo município gerando ostos de trabalho e movimentação da economia local.
Conheça os homenageados de 2024:
Reginaldo da Paz
Reginaldo Cabral é um catador de materiais recicláveis e artesão, que gosta mesmo de ser chamado de garimpeiro, justamente porque ama fazer a triagem dos produtos. O artesão tem 60 anos e foi rebatizado pelo povo de Reginaldo da Paz. Diariamente, costuma ganhar as ruas bem antes das 4h da manhã. Ele ajuda na geração de renda para a família, incluindo a esposa em tratamento de saúde, e também contribui com o meio ambiente, coletando itens como garrafas pet e latinhas, descartados indevidamente nas vias.
Reginaldo é apaixonado pelo Carnaval de Olinda e se tornou uma figura assídua nas manifestações culturais. Faz as produções na própria casa, localizada na comunidade do Alto do Morro da Saudade. Sua arte mais famosa é uma espécie de estandarte, em forma de coração vermelho, produzido com tampinhas de garrafa, chapas de alumínio trançadas e madeira. No topo, a pomba branca representa o Espírito Santo. No centro está a palavra Paz que originou seu apelido.
Lord de Olinda
Mario Medeiros Raposo foi a expressão da tradição do Carnaval de Olinda. Ele era Guarda Municipal e desfilou por 63 anos. Sua história como Lord de Olinda teve origem com um presente especial recebido na década de 30, pelo seu avô português.Mesmo em meio ao calor da festa, Mário andava pelas ruas do Sítio Histórico com um fraque preto, luvas brancas, cartola e guarda-chuva.
Hoje, filhos, netos e demais brincantes reverenciam sua memória, em meio a carinho e muita saudade. Mário ganhou um boneco gigante, que a cada ano encanta mais seguidores. A elegância inglesa, mas de alma pernambucana, alegrou a folia do maior Carnaval do Brasil. Ele partiu em 2006, tornando-se um grande mito.