Sesau Recife distribuirá preservativos durante o Carnaval para promover a saúde sexual dos foliões
Estratégias incluem testes rápidos e Profilaxia Pós-Exposição (PeP) para prevenção de ISTs durante os dias de festa.
Por Gabriel Couto*
Em preparação para o Carnaval, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife lançou uma iniciativa abrangente para preservar a saúde sexual dos foliões, disponibilizando gratuitamente 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Os foliões terão a oportunidade de realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C em dois pontos estratégicos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. Os resultados serão entregues em aproximadamente meia hora. Em situações em que o resultado seja positivo, a Sesau oferecerá aconselhamento e encaminhamento para tratamento na rede municipal de saúde.
Durante os dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) estará disponível nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e Amaury Coutinho, em Campina do Barreto. Esta estratégia preventiva é indicada em casos de violência sexual, acidentes com o uso de preservativos, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção, e para profissionais de saúde que enfrentem acidentes de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o uso consistente da camisinha, seja ela masculina ou feminina, em todas as relações sexuais, representa o método mais eficaz para a proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, clamídia, tricomoníase, gonorreia, hepatites B e C, e HPV. Essas doenças são transmitidas principalmente por meio de contato sexual com uma pessoa infectada.
*Estagiário sob supervisão