Imunização contra influenza chega em recife para todos os grupos prioritários
Para se vacinar não é preciso de agendamento
Por Brenda Ventura
Em Recife, os grupos prioritários já podem receber a imunização da influenza, a partir desta quarta-feira (27).
São 170 salas de vacinação da rede municipal que estarão abertas e devidamente abastecidas, inclusive plantões descentralizados durante o feriadão de semana santa. A campanha segue até o dia 31 de maio, o objetivo é imunizar 90% da população.
A campanha iniciada no dia 13 de março já havia contemplado os idosos com idades acima de 60 anos, crianças de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com comorbidade e doenças permanentes e profissionais de saúde. Agora é a vez de gestantes e puérperas, pessoas em situação de rua, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das Forças Armadas.
O esquema de vacinação varia de acordo com a faixa etária, sendo dose única para as maioria dos grupos da fase inicial e duas doses para crianças menores de 6 anos, com intervalo de 30 dias. Quem for se imunizar deve levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS até o local, para as pessoas que são do grupo prioritário devem também levar documento que comprovem a condição.
A vacina contra a influenza é utilizada para proteger das novas cepas do vírus da gripe, demonstrando eficácia contra os tipos H3N2, H1N1 e Influenza tipo B neste ano. Todos os grupos devem ser vacinados, exceto com os com doenças febris aguda, moderadas e graves,e casos confirmados de Covid-19, que devem adiar a vacinação e se recuperar