Dia D: SES-PE promove campanha de vacinação contra a dengue nesta quarta-feira (15)
A meta é aumentar o índice de imunização em pessoas na faixa etária entre 10 a 14 anos.
Por Rayane Santos
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu, nesta quarta-feira (15), o Dia D que tem incentivado a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes entre as idades de 10 a 14 anos em 20 municípios – incluindo os que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR). O público estimado é de 257.342 pessoas nesta faixa etária.
Até o momento, das 8.092 doses aplicadas, 6.531 foram sucedidas em abril e as restantes, que equivalem a 1.561, aconteceram no mês de maio. Vale recordar que o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) disponibilizou 72.017 doses da vacina, as quais serão distribuídas para os municípios. No entanto, estas vacinas se tratam da primeira dose, enquanto a previsão para o recebimento da segunda seja depois de três meses da primeira.
As localidades beneficiadas pela ação conjunta são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.
A vacina contempla os quatro sorotipos da dengue (1, 2, 3, 4), sendo o três e o quatro são os que circulam pelo estado.
Recife
A Prefeitura do Recife disponibilizou 71 salas de vacinação para o Dia D. Enquanto a ação aconteceu em unidades de Saúde da Família (USF+), Unidades Básicas Tradicionais (UBT), como também o Centro de Saúde Ermírio de Moraes. Confira a lista completa clicando aqui.
Olinda
Por sua vez, a gestão municipal da cidade de Olinda informou que o centro de vacinação contra a dengue, nesta quarta (15), foi realizado em todas policlínicas do município das 8h às 16h. Sendo necessário levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência para o procedimento.
Jaboatão dos Guararapes
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes solicitou para que a população buscasse a unidade de saúde mais próxima pelo aplicativo “De Olho na Consulta”. O serviço funcionou das 8h às 16h e os documentos necessários são: CPF ou cartão do SUS e documento com foto.
Paulista
A cidade de Paulista exigiu que os pais ou responsáveis dos menores apresentassem as seguintes documentações: CPF ou o cartão do SUS da criança ou do adolescente, certidão de nascimento dela(e), além de um documento de identificação dos pais ou responsáveis. Confira os locais que estavam disponíveis para a vacinação clicando aqui.