Petrolina e Retrô se preparam para enfrentar Juazeirense e ASA, respectivamente, pela Série D
Pernambucanos na briga pela classificação para a próxima fase da Quarta Divisão.
Por Daniel Marco – estagiário sob supervisão
Com novo ânimo após a segunda vitória consecutiva, o Petrolina busca neste sábado (01), no Estádio Paulo Coelho, às 16h, diante da Juazeirense, entrar na zona de classificação do Grupo A4 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor Sertanejo está na quinta colocação com os mesmos sete pontos que a Fênix de Camaragibe. Também no sábado (01), o Retrô vai à Arapiraca enfrentar o ASA, a partir das 17h, no Estádio Coaracy Fonseca, de olho na permanência entre as quatro melhores equipes da chave.
COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO APÓS CINCO RODADAS
1. Itabaiana, 11 pts.
2. ASA, 11 pts.
3. Jacuipense, 8 pts.
4. RETRÔ, 7 pts.
5. PETROLINA, 7 pts
6. CSE, 5 pts
7. Sergipe, 2 pts
8. Juazeirense, 2 pts
PETROLINA VERSUS RETRÔ
No primeiro encontro entre as equipes pernambucanas na competição, válido pela quinta rodada, o Petrolina venceu em casa o Retrô pelo placar de três a um, gols de Alemão, Kiko e Douglas. As equipes terminaram empatadas não apenas em pontos, mas também no desempenho nos últimos cinco jogos.
CAMPANHAS DOS PERNAMBUCANOS
1ª Rodada
Petrolina 0x0 Jacuipense
CSE 0x0 Retrô
2ª Rodada
ASA 1×0 Petrolina
Retrô 1×0 Juazeirense
3ª Rodada
Sergipe 1×3 Retrô
Petrolina 0x2 Itabaiana
4ª Rodada
Sergipe 0x1 Petrolina
Retrô 1×2 Itabaiana
Desempenho
Petrolina 4J 2V 1E 2D
Retrô 4J 2V 1E 2D
PETROLINA JUAZEIRO
Na história, Petrolina e Juazeirense se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias da equipe da margem baiana do “Velho Chico”, ambas em jogos amistosos realizados em Juazeiro. Esse será o primeiro encontro oficial entre os dois times.
13/01/2019 – Juazeirense 2×1 Petrolina (1×0)
05/01/2020 – Juazeirense 2×1 Petrolina (0x1)
Reprodução: Facebook.
FÊNIX VERSUS FANTASMA
As equipes se enfrentaram nas edições de 2021 e 2023 da Série D, com vantagem para os pernambucanos. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate.
11/07/21 – Retrô 3×3 ASA
01/08/21 – ASA 0x1 Retrô
11/06/23 – Retrô 3×1 ASA
14/06/23 – ASA 1×2 Retrô
Na edição de 2023, ambas equipes se classificaram à fase seguinte: O Retrô terminou em primeiro, e o ASA terminou em terceiro no grupo.
Reprodução: Instagram
EXTRACAMPO
“Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
Todas as duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina”
(Luiz Gonzaga, Petrolina Juazeiro)
Quem não se lembra do refrão do sucesso de Luiz Gonzaga, “Juazeiro-Petrolina”?. Composta na década de 1950 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, a canção relata a história da travessia do Rio São Francisco entre as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. A letra reflete a realidade da população ribeirinha e dos barqueiros que trabalham no transporte de pessoas e mercadorias pelo rio.
Considerada uma das canções mais famosas do Nordeste brasileiro, é repleta de simbolismo e representa a unidade entre as duas cidades, que mesmo em estados diferentes, estão conectadas pelo Rio São Francisco. A música também é um relato sobre a importância do “Velho Chico” para a economia regional.