Ônibus movido à gás metano é testado no Grande Recife
O objetivo do teste é reduzir emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética na seção de transportes públicos.
Por Rayane Santos – estagiária sob supervisão
O Grande Recife Consórcio de Transportes deu início a mais um teste em um ônibus movido à Gás Natural Comprimido (GNC), na Região Metropolitana, na segunda-feira (3). Segundo o Governo do Estado, o veículo vai fazer linha 2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira. O objetivo é reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética utilizando fontes de energia renováveis na seção de transportes públicos.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, já foram realizados testes na linha 1070 – TI Pelópidas / TI PE-15 (parador), que saiu do Terminal de Pelópidas, em Paulista.
O novo ônibus do TI Tancredo Neves/TI Macaxeira move-se com gás metano. Desta forma, tanto o Gás Natural Comprimido quanto o gás biometano podem ser utilizados, o que torna a troca facilitada e mais simples. Os gases estão disponíveis também na forma de gás comprimido como liquefeito. Estima-se que a redução seja de 20% na emissão de dióxido de carbono (CO2) – menor do que ao transporte equivalente movido a diesel -, quase 90% de redução de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 85% de material particulado.
De acordo com o diretor-presidente do Grande Recife, Matheus Freitas, um veículo à base de GNC não apenas reduziria a emissão de gases poluentes no ambiente urbano, causando efeito estufa, como também diminuiria a dependência dos transportes nos combustíveis fósseis, além da redução de resíduos.
Para o Grande Recife, a avaliação e a busca de novas fontes de energia renovável se torna essencial no cenário econômico. A adesão do GNC como fonte alternativa de energia para o transporte público se trata de uma experiência promissora.