Número de casos confirmados da dengue no Estado já ultrapassou 4.500 este ano
A forma mais simples e adequada para a prevenção é evitar focos do mosquito.
Por Daniel Marco – estagiário sob supervisão
Nesta quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) publicou o informe epidemiológico semanal sobre as arboviroses. De acordo com o relatório, somente neste ano foram confirmados 4.541 casos de dengue, dos quais 88 são considerados graves. Desde o último levantamento, não houve registro de novas mortes.
Até o momento, quatro pessoas morreram com diagnóstico positivo para a doença no estado. De acordo com os dados apresentados, o total de casos prováveis de dengue (incluindo os casos em investigação e os confirmados) aumentou para 25.994, representando um acréscimo de 512,5% em comparação ao mesmo período de 2023.
Trinta e um óbitos foram apontados após investigações do monitoramento epidemiológico. As notificações são checadas detalhadamente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do paciente, que tem o percurso avaliado desde o domicílio até o hospital. Posteriormente, um comitê técnico, formado por profissionais de saúde, avalia os dados obtidos nas investigações para confirmar ou não a decorrência da arbovirose.
De acordo com os dados da SES-PE, em 23% dos imóveis pernambucanos visitados, foi constatada baixa ocorrência de casos de dengue. Em 57% dos domicílios monitorados foram detectadas ocorrências médias. E em 19%, altas incidências da doença.
Ainda de acordo com o Boletim, foram registrados 3.855 casos prováveis de Febre Chikungunya, ocorrendo 42,6 casos por 100 mil habitantes e, até o momento, com 622 casos confirmados. Enquanto o Zika vírus, apesar de não circular há alguns anos no Estado, contabiliza atualmente 266 casos prováveis, sendo 44 em gestantes e sem nenhuma confirmação.
Ainda de acordo com a pasta, a forma mais adequada para a prevenção é evitar focos do mosquito. Não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Em caso de suspeita de dengue, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico.