APÓS ANOS, ANTIGO PRÉDIO DO DIARIO DE PERNAMBUCO SERÁ RESTAURADO
Prédio está posposto há vinte anos
Por Everaldo Júnior
O prédio histórico onde funcionava a sede do Diário de Pernambuco, localizado no bairro de Santo Antônio, será reformado pelo Governo do Estado para sediar a Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que visitou o local ao lado da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e do engenheiro Jorge Passos.
Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual contratou uma empresa especializada em restauro de edificações históricas, com o objetivo de atualizar, em até cinco meses, o projeto de restauração do imóvel.
A empresa Jorge Passos Arquitetura e Restauração será a responsável por fazer o projeto, que vai contemplar os principais elementos artísticos das fachadas, da coberta e dos ambientes externos e internos. O valor para a contratação do estudo técnico foi de R$ 170 mil.
Localizada na Praça da Independência, no Recife, a edificação foi construída em 1903 pelo então proprietário, o ex-prefeito Conselheiro Rosa e Silva, para abrigar a estrutura e redação do Jornal. A construção foi palco, durante o todo Século XX, de fatos históricos marcantes. Entre esses, o assassinato do estudante de direito Demócrito Souza Filho, em 3 de março de 1945, pela polícia política durante concentração popular na Praça da Independência, quando foi baleado na sacada do prédio do Diário, onde aguardava o discurso de Gilberto Freyre.
O edifício é um reduto da intelectualidade. Recepcionou figuras políticas e culturais importantes, desde presidentes da república e governadores, a artistas de grande renome. A redação do jornal funcionou na edificação até 2004, quando foi adquirido pelo Governo Estadual.