APÓS ANOS, ANTIGO PRÉDIO DO DIARIO DE PERNAMBUCO SERÁ RESTAURADO
Compartilhe essa notícia
APÓS ANOS, ANTIGO PRÉDIO DO DIARIO DE PERNAMBUCO SERÁ RESTAURADO

APÓS ANOS, ANTIGO PRÉDIO DO DIARIO DE PERNAMBUCO SERÁ RESTAURADO

Prédio está posposto há vinte anos

Por Everaldo Júnior 

O prédio histórico onde funcionava a sede do Diário de Pernambuco, localizado no bairro de Santo Antônio, será reformado pelo Governo do Estado para sediar a Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que visitou o local ao lado da secretária de Cultura, Cacau de Paula, e do engenheiro Jorge Passos.

Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual contratou uma empresa especializada em restauro de edificações históricas, com o objetivo de atualizar, em até cinco meses, o projeto de restauração do imóvel.

A empresa Jorge Passos Arquitetura e Restauração será a responsável por fazer o projeto, que vai contemplar os principais elementos artísticos das fachadas, da coberta e dos ambientes externos e internos. O valor para a contratação do estudo técnico foi de R$ 170 mil.

Localizada na Praça da Independência, no Recife, a edificação foi construída em 1903 pelo então proprietário, o ex-prefeito Conselheiro Rosa e Silva, para abrigar a estrutura e redação do Jornal. A construção foi palco, durante o todo Século XX, de fatos históricos marcantes. Entre esses, o assassinato do estudante de direito Demócrito Souza Filho, em 3 de março de 1945, pela polícia política durante concentração popular na Praça da Independência, quando foi baleado na sacada do prédio do Diário, onde aguardava o discurso de Gilberto Freyre.

O edifício é um reduto da intelectualidade. Recepcionou figuras políticas e culturais importantes, desde presidentes da república e governadores, a artistas de grande renome. A redação do jornal funcionou na edificação até 2004, quando foi adquirido pelo Governo Estadual.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Divulgação