Destaque brasileiro no automobilismo internacional, piloto conquistou o campeonato da FRECA em setembro
Por Everaldo Júnior
O piloto pernambucano Rafael Câmara, que integra a Ferrari Driver Academy (Academia de Desenvolvimento de Pilotos da Ferrari), irá pilotar na Fórmula 3 na temporada de 2025. Ele foi confirmado na Trident, mesma equipe em que o brasileiro Gabriel Bortoleto, atual líder da Fórmula 2, foi campeão em 2023.
Câmara chega a uma das categorias de acesso à Fórmula 1 após conquistar no final de setembro o título da Fórmula Regional Europeia (FRECA), ao completar na quarta colocação a segunda corrida da penúltima etapa da atual temporada, realizada no Circuito de Barcelona, na Espanha. O piloto da Prema Racing largou da segunda fila e manteve a sua posição de largada para garantir o primeiro título da sua equipe, desde 2022, na categoria de acesso à F1.
Nascido no Recife em 2005, a chegada à Fórmula 3 representa um novo desafio para Rafael Chaves Câmara. A categoria é conhecida por ser altamente competitiva e por exigir um elevadíssimo nível de preparação física e mental dos pilotos. Contudo, seu ingresso à categoria vem com muita experiência e confiança após a conquista do título da FRECA.
Com o apoio da Academia da Ferrari e da Trident, Câmara terá todo o suporte para se desenvolver como piloto e alcançar seus objetivos. O brasileiro terá a oportunidade de aprender com uma equipe de ponta e experiente, além de competir com os melhores pilotos da sua geração.
Ainda pela FRECA, disputará a última etapa do campeonato no fim de semana de 26 e 27 de outubro, com rodada dupla no Autódromo Nacional de Monza, na Itália.