Operação ‘Sertão Branco’ Combate Sonegação Fiscal no Sertão do Araripe
Compartilhe essa notícia
Operação ‘Sertão Branco’ Combate Sonegação Fiscal no Sertão do Araripe

Operação ‘Sertão Branco’ Combate Sonegação Fiscal no Sertão do Araripe

Ação do MPPE cumpre 19 mandados em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, investigando prejuízos de mais de R$ 40 milhões ao estado

 

da redação

Na manhã desta quarta-feira (30), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deflagrou a operação ‘Sertão Branco’ no Sertão do Araripe. O foco da operação é combater crimes de sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo um grupo empresarial do setor gesseiro.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Pernambuco, abrangendo os municípios de Ipubi, Trindade e Petrolina, além de ações em Minas Gerais e São Paulo. As investigações identificaram prejuízos superiores a R$ 40 milhões ao Estado de Pernambuco, além de indícios de movimentações de produtos que não correspondem ao declarado oficialmente, sugerindo que a sonegação pode ser ainda maior do que apurado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

A operação conta com o apoio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA) e envolve a Diretoria de Operações da Sefaz, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) e a Secretaria de Defesa Social, por meio das Polícias Civil e Militar. Também participam os Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) de Minas Gerais e São Paulo.

A decisão do juiz da Comarca de Ipubi autorizou as buscas em diversos endereços, a quebra de sigilo de dados em dispositivos eletrônicos e o sequestro de bens dos investigados. As investigações apontam para a atuação de uma organização criminosa que utiliza a sonegação de impostos e a contratação de “laranjas” ou “testas de ferro” para ocultar os reais beneficiários do esquema, entre outras práticas ilícitas.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Divulgação