O programa Diálogo desta sexta-feira (17) recebeu como convidados Andrea Galindo, coordenadora de Saúde Mental Infantojuvenil da Secretaria de Saúde de Pernambuco, a neurologista Feliciana Castelo Branco e o psicólogo Marcelino Jorge. O tema abordado foi o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental.
Andrea destacou que saúde é sinônimo de equilíbrio, e que momentos de estresse excessivo podem desencadear transtornos. Ela ressaltou a importância de estar atento ao funcionamento do corpo e da mente e falou sobre o papel essencial da psicoterapia no tratamento do sofrimento psíquico. Segundo Andrea, muitos pacientes têm dificuldades para expressar o que sentem, mas encontram na arte, especialmente no desenho, uma forma de comunicação. Ela ainda explicou que o Janeiro Branco busca simbolizar a oportunidade de recomeço, como uma folha em branco, pronta para ser preenchida.
Feliciana reforçou a relevância da campanha como uma forma de conscientização, enfatizando a necessidade de acabar com o preconceito em torno do tratamento de saúde mental. Ela também destacou a importância do apoio familiar e social no processo de cuidado e proteção ao paciente. Feliciana alertou, ainda, sobre o uso inadequado de medicamentos por parte de algumas pessoas, sem a devida prescrição médica.
Marcelino, por sua vez, recordou que antigamente havia um estigma negativo relacionado ao tratamento da saúde mental, mas que, felizmente, houve uma mudança significativa de paradigma. Hoje, o sistema de saúde é capaz de diferenciar e tratar diversos transtornos. Ele mencionou que o tratamento precisa ser multidisciplinar, combinando medicamentos e psicoterapia para promover um resultado positivo e eficaz para o paciente.