O Dia Internacional dos Museus, celebrado neste domingo (18/05), será uma oportunidade para o público desbravar um pouco mais sobre a memória e a preservação da identidade cultural de Pernambuco. Com programação gratuita e descentralizada, em sua primeira edição o projeto “Circuito Cultural Museus em Movimento” contemplará três museus do Recife, convidando a população a imergir no universo dos acervos históricos. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), através da Coordenação do Núcleo de Museus e em parceria com o Instituto Ricardo Brennand (IRB).
As visitações gratuitas serão somadas à programação nacional da 23ª Semana Nacional de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta primeira edição do Circuito, o público conhecerá os acervos do Museu do Estado de Pernambuco, da Fundação Gilberto Freyre e do Instituto Ricardo Brennand, que relacionarão suas programações ao tema proposto pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom) para a data comemorativa este ano: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Para participar do “Circuito Cultural Museus em Movimento”, o público interessado pode efetuar a inscrição por meio do formulário (https://forms.gle/Z2TNvvtSKk3urE2L9) acessível nos canais de comunicação da Secult-PE e das instituições participantes. Serão ofertadas 40 vagas com transporte (ônibus) gratuito disponível para a ação. O roteiro terá início no Museu do Estado de Estado de Pernambuco (ponto de saída e retorno), passando pela Fundação Gilberto Freyre e encerrando no Instituto Ricardo Brennand. As visitas terão, em média, 40 minutos de duração, e serão guiadas pela equipe do educativo de cada instituição.
“O Circuito Cultural Museus em Movimento, pensado de forma colaborativa com os espaços que estão participando da ação, tem como principal objetivo promover o acesso do público aos museus e seus bens culturais ali preservados. Cada instituição vai promover uma visita mediada fazendo essa ponte entre o tema da Semana Nacional dos Museus deste ano e o acervo ali da instituição. É um momento ímpar, é uma visita que vai ser diferenciada em todos os sentidos, então a gente convida aqui a todos a participarem desse momento. E essa é uma primeira edição. A secretaria vem mantendo contato com outras instituições para que a gente possa desdobrar esse encontro em outros momentos, em datas comemorativas ou em eventos específicos relacionados aos museus”, expressa Rosélia Adriana Rocha, coordenadora do Núcleo Museus da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
Museu do Estado de Pernambuco – O Museu do Estado de Pernambuco tem uma trajetória de 95 anos e possui duas exposições de longa duração, sendo elas: “O casarão e a cidade: usos e costumes”, presente no palacete Estácio Coimbra com acervo diversificado, narrativa e ambientação do século XIX que contextualizam o cenário urbano da cidade do Recife nos séculos XIX e XX, e a exposição “Pernambuco território e patrimônio de um povo”, que expõe o acervo que narra, de forma cronológica, a trajetória histórica e cultural de Pernambuco, partindo desde as primeiras ocupações humanas no território até as manifestações contemporâneas das identidades pernambucanas na arte em suas diversas formas.
Fundação Gilberto Freyre – Ao visitar a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, o público tem a oportunidade de conhecer de perto o universo pessoal e intelectual de Gilberto Freyre, importante sociólogo brasileiro, e de sua esposa Magdalena. Instalado na antiga residência da família, o espaço preserva ambientes originais, mobiliário, objetos pessoais, fotografias, correspondências e uma vasta biblioteca com obras, manuscritos e anotações do autor. Além disso, os jardins e a arquitetura da casa refletem o estilo de vida nordestino que tanto influenciou sua obra. A visita oferece uma imersão na cultura, nas ideias e no cotidiano de Freyre, permitindo ao visitante compreender melhor suas reflexões sobre a identidade e a formação cultural do Brasil.
Instituto Ricardo Brennand – Criado em 13 de agosto de 2001 e aberto ao público em 12 de setembro de 2002, o Instituto Ricardo Brennand é uma instituição privada de utilidade pública, sem fins lucrativos, tendo como objetivo principal a preservação e a difusão da história, da arte e da cultura brasileira, sobretudo no período denominado Brasil Holandês. O IRB é composto de edificações inspiradas em castelos europeus de estilo gótico como: Museu de Armas Castelo São João, Pinacoteca e Biblioteca, Galeria de Eventos e Exposições Temporárias, Capela Nossa Senhora das Graças e Restaurante , além de um parque de esculturas nos jardins. O acervo é dividido em museológico e bibliográfico, abrigando coleções de obras de arte, entre pinturas, estampas, esculturas, tapeçarias, mobiliários, armas brancas e objetos de arte decorativa, provenientes, da Europa, Ásia e Brasil e uma importante coleção de livros e obras raras sobre a presença Neerlandesa no período do Brasil Colonial. “O Circuito Cultural Museus em Movimento é uma forma concreta de aproximar a população dos museus, garantindo acesso gratuito, e desta maneira contribuindo com a democratização da cultura. E no Dia Internacional dos Museus reforçamos a importância dos museus como espaços de memória e transformação através da arte”, enfatiza Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand.
PROGRAMAÇÃO:
Data: 18/05/2025 (domingo)
Ponto de partida: Museu do Estado de Pernambuco (Graças)
Inicio – 13h20 visita mediada no Museu do Estado
14h – 14h15 (deslocamento)
14h20 – Visita mediada na Fundação Gilberto Freyre (Apipucos)
15h – 15h20 (deslocamento)
15h30 – Visita mediada no Instituto Ricardo Brennand (Várzea)
16h30 – 16h50 (deslocamento)
Final do circuito – 17h – Museu do Estado