CRISE ENTRE VEREADORAS DO PSOL NO RECIFE É ESCANCARADA NAS REDES SOCIAIS
Compartilhe essa notícia
CRISE ENTRE VEREADORAS DO PSOL NO RECIFE É ESCANCARADA NAS REDES SOCIAIS

Caiu como uma bomba no PSOL/Rede a informação de que o mandato coletivo das Pretas Juntas na Câmara de Vereadores do Recife está em crise. A crise entre a vereadora Elaine Cristina e a sua covereadora Débora Aguiar (Rede) foi exposto no perfil das Pretas Juntas no Instagram nesta quarta (19). O texto foi escrito por Elaine Cristina que registrou “o momento delicado de ruptura” com a sua colega de mandato. Embora o perfil tenha apagado posteriormente o texto, o Blog Ponto de Vista fez o devido print minutos após a publicação.

De acordo com Elaine “essa ruptura está se dando, por uma compreensão de que num projeto que se diz coletivo, não cabem posturas autoritárias e violentas de qualquer tipo. Nós que aqui nos posicionamos entendemos que não é possível fazer um projeto de fortalecimento de mulheres negras nos espaços de poder, se algumas assumem uma postura de instrumentalizar outras, sem qualquer respeito aos princípios e valores”.

Não custa lembrar que o coletivo das Pretas Juntas assumiu um mandato a pouco mais de um mês devido a vaga que foi aberta por Dani Portela que deixou a vereança para assumir o posto de deputada estadual.

COMUNICADO DE PRETAS JUNTAS Venho através deste comunicado, informar a todas as pessoas que votaram e acreditam na Mandata das Pretas Juntas, que estamos passando por um momento delicado de ruptura desta Coletiva. E essa ruptura está se dando, por uma compreensão de que num projeto que se diz coletivo, não cabem posturas autoritárias e violentas de qualquer tipo. Nós que aqui nos posicionamos entendemos que não é possível fazer um projeto de fortalecimento de mulheres negras nos espaços de poder, se algumas assumem uma postura de instrumentalizar outras, sem qualquer respeito aos princípios e valores que devem reger nossa prática política.

Esse rompimento inevitavelmente ocasionará mudanças, e nós estamos operando essas mudanças com cautela e cuidado com as pessoas que fazem jus a isso. Ao aceitar a proposta coletiva de colocar meu nome formalmente à frente dessa Mandata, acreditei estar me somando a um projeto que buscava reforçar a luta das Mulheres Negras, relembrando referências como Marielle Franco, cujo exemplo busco seguir.

Entretanto, se ela em sua jornada foi por várias e várias vezes cerceada a não exercer suas funções enquanto parlamentar pelos adversários, hoje eu estou sofrendo esse tipo de prática de pessoas que deveriam estar somando comigo nas batalhas e enfrentamentos diários no espaço legislativo, que por si só já é tão hostil a todas nós.

As Pretas Juntas, chapa coletiva, teve 2.965 votos no ano de 2020, ficando na suplência do PSOL. Assumiu o mandato no dia 01.02.2023. Nos comprometemos em trabalhar com e para todo o povo recifense, priorizando mulheres, juventudes e crianças, com o enfoque na questão racial e de gênero.

Mais informações:
Fonte:
Foto: