A Prefeitura do Recife está oferecendo mais de 1,3 mil vagas para exames de espirometria, também conhecido como Prova de Função Pulmonar. A ação faz parte de uma parceria do programa Recife Cuida, que é fruto de uma parceria com a empresa Boehringer Ingelheim.O teste avalia a capacidade respiratória e auxilia no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
A primeira etapa de testes teve início nesta segunda-feira (24), na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. Esta fase inicial, que segue até a próxima sexta (28), contempla aproximadamente 450 pacientes. De acordo com a Prefeitura, o mutirão é voltado para pessoas que já haviam solicitado o exame e constam no Sistema de Regulação (Sisreg) do município.
Os pacientes que ainda aguardam na fila para primeira etapa de atendimento, devem receber ligações ou mensagens de Whatsapp com informações sobre a data e o horário do procedimento. Os selecionados devem comparecer à Policlínica Lessa de Andrade com o cartão do SUS, documento de identificação com foto e encaminhamento. Segundo a prefeitura, os pacientes atendidos já sairão do exame com consulta agendada com um médico pneumologista.