Um homem de 58 anos que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital dos Servidores do Estado, no Recife, desde o fim de abril teve o diagnóstico confirmado de Síndrome de Haff, conhecida popularmente como “doença da urina preta”.
O paciente foi socorrido com sintomas da enfermidade após comer um peixe da espécie budião frito em óleo.
Ele, que mora no bairro da Madalena, Zona Oeste da capital pernambucana, consumiu o peixe em 23 de abril, junto com três vizinhos.
“Somente com a finalização de todas as etapas da investigação epidemiológica, poderá haver uma definição por parte das autoridades sanitárias envolvidas”, disse a Secretaria de Saúde do Recife, em nota.
Um dia após ingerir o alimento, o paciente, que tem histórico de hipertensão e outros fatores de risco, apresentou rigidez muscular, inchaço e dormência nas pernas, urina escurecida, elevação de CPK (contração rápida dos músculos) e hiperemia de tonsilas (aumento de vermelhidão).
O paciente foi internado no Hospital dos Servidores no dia 24 e transferido para a UTI da unidade no dia seguinte, 25 de abril.
De acordo com o hospital, ele “continua internado na UTI, ainda realizando hemodiálise e recebendo suporte com ventilação mecânica”.
“O estado de saúde é grave, mas se mantém estável”, diz a unidade de saúde.