A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), realizou na noite desta segunda-feira (22) uma coletiva para apresentar detalhes sobre a exclusão da opção de registrar boletins de ocorrência em casos de roubos no site do órgão.
A mudança passou a valer há cerca de duas semanas, e inclui “roubo a transeunte”, “roubo em residências”, “roubo em estabelecimentos comerciais ou de serviços” e “roubos a outras instituições financeiras”. Os respectivos campos foram retirados do site sem qualquer aviso prévio à população.
De acordo com o secretário executivo de defesa social de Pernambuco, Alexandre Alves, a mudança aconteceu porque os campos estavam dificultando as investigações das ocorrências, devido à pouca informação disponibilizada pelas pessoas que estavam prestando queixas. O serviço passou a funcionar por conta da pandemia e o distanciamento social e, segundo o secretário, o caminho natural era que esses registros voltassem a ser feitos nas delegacias.
Alexandre Alves explicou ainda que a mudança aconteceu sem aviso prévio, porque não havia uma necessidade de comunicação em massa, já que os interessados pelo serviço on-line, ao entrar no site, estão sendo redirecionados às delegacias. Com relação à demora para fazer o boletim de ocorrência nas unidades físicas, o secretário afirmou que o governo está trabalhando para melhorar os atendimentos.