A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o terceiro caso deste ano do superfungo Candida Auris (C. auris), em Pernambuco. O paciente é um homem de 66 anos, que está internado em um hospital particular do Recife. O diagnóstico desse terceiro paciente só foi confirmado após análise laboratorial. A divulgação foi dada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
Na última sexta-feira (19), os dois primeiros casos de 2023 foram confirmados no Estado. Os homens de 48 e 77 anos estão internados no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. A unidade de saúde está em interdição pela regulação da pasta e não pode receber novos pacientes até exames provarem a descontaminação. O hospital está atendendo apenas casos de urgência. Os demais que chegam estão sendo encaminhados para outras unidades do Grande Recife.
O Candida auris é de difícil diagnóstico e recebeu o nome de superfungo por ser resistente a praticamente todos os medicamentos. Ele pode causar doenças em pessoas que têm a imunidade mais comprometida e estão internadas no hospital por muito tempo.