História, resistência, potência e técnica estão em cena no espetáculo circense Prot{Agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro, faz curta temporada no Teatro do Parque, na Boa Vista. O elenco é formado por 21 artistas plurais. As apresentações serão nos dias 2, 3 e 4 de junho, de sexta a domingo, às 19h. Para a sessão de sexta-feira, os ingressos são gratuitos. Para sábado e domingo, as entradas custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). O espetáculo conta com patrocínio exclusivo da Unilever.
O título PROT{AGÔ}NISTAS tem em seu centro, destacada entre chaves, Agô, uma palavra oriunda do iorubá, que simboliza a abertura de caminhos, o comunicado de passagem, de licença para algo ou alguém passar. O espetáculo, que tem direção e dramaturgia de Ricardo Rodrigues, traz ao palco uma narrativa afro-referenciada, celebrativa, ancestral e afetiva, e reune três linguagens: circo, dança e música.
O roteiro inclui números de palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo e dança, executados ao som de músicas autorais compostas especialmente para a peça e tocadas ao vivo por sete músicos.
A musicalidade da montagem foi arquitetada a partir da dramaturgia por Renato Ribeiro, assistente de direção ao lado de Washington Gabriel. A maior parte das canções foram compostas pela própria banda e arranjadas por Tô Bernado, que assina a direção musical.