Após 48h de paralisação do metrô, os trens voltaram a circular, trazendo um respiro para os usuários do serviço. A greve do Sindicato dos Rodoviários (Sindmetro-PE), começou às 22h da última terça-feira (25) e teve como reivindicações o reajuste do piso salarial, estabilidade dos empregos e a realocação dos funcionários para outro órgão, caso o metrô do Recife seja privatizado. A paralisação afetou cerca de dois milhões de usuários.
Na manhã desta sexta-feira (28), o movimento na estação Joana Bezerra, no centro da capital, estava intenso. Havia uma grande circulação dos trens, com intervalos curtos. O retorno do funcionamento trouxe um pouco de alívio para os usuários do transporte público, que ainda enfrentam a greve dos rodoviários, por tempo indeterminado. “Estou mais tranquilo porque tem o metrô hoje, mas um dia antes, dois dias, estava horrível pra gente ir trabalhar”, disse Rivaldo Rodrigues, funcionário público.
Na próxima quarta-feira (2), o Sindmetro-PE irá organizar uma nova assembleia na estação central do metrô do Recife. A reunião deve discutir os novos rumos da mobilização. Outra greve, desta vez por tempo indeterminado, não está descartada.