Prefeito de Garanhuns anuncia que vai tirar organização do Festival de Inverno do Governo do Estado.
Compartilhe essa notícia
Prefeito de Garanhuns anuncia que vai tirar organização do Festival de Inverno do Governo do Estado.

Mais uma polêmica envolvendo o Festival de Inverno de Garanhuns. O prefeito da cidade, Sivaldo Albino (PSB), anunciou na noite dessa sexta-feira (28) que a partir de 2024 a festa deixará de ser organizada pela Fundarpe e vai ter o comando da prefeitura da cidade.

De acordo com ele, a decisão foi tomada após ouvir à população, empresários e representantes da rede hoteleira. “Desde o anúncio da grade por parte do governo do estado, que não agradou a população de Garanhuns e pernambucana. E a gente fez uma consulta durante toda a semana da realização do festival, conversando com muitas pessoas, empresários da rede hoteleira, de toda a gastronomia, o comércio informal, o comércio geral, barraqueiros, ambulantes, para que a gente pudesse chegar na decisão que chegamos hoje. Eu quero comunicar ao povo do Brasil, afinal de contas este é o maior evento multicultural do Brasil, mas especialmente ao povo Garanhuense e pernambucano, que a partir do próximo ano, nós tomamos a decisão com a nossa equipe, com o apoio do deputado federal Felipe Carreiras, que tem sido o maior parceiro da história de Garanhuns e de muitas outras pessoas, que a gente consultou e conversamos. A partir de 2024 será realizado diretamente pela prefeitura municipal de Garanhuns”, disse.

Ainda de acordo com ele, a ideia é a prefeitura assumir a responsabilidade para continuar fazendo com que o Festival de inverno de Garanhuns cresça a cada ano. Ele disse ainda que espera contar com o apoio do governo de Pernambuco, mas com a festa sendo comandada pela gestão municipal. Sivaldo disse que o governo de Pernambuco apequenou o FIG.

“Depois do grande evento de 2022 a gente esperava poder fazer um FIG pelo menos próximo do tamanho que foi o do ano passado. Juntando as pessoas que podem contribuir com isso. E a gente conversou durante essa semana com muitas pessoas. Eu quero continuar contando com o apoio do governo do estado de Pernambuco no incentivo à cultura. Incentivando o evento. E continuando incentivando este evento que é o maior evento multicultural do Brasil. Vamos buscar novos parceiros na iniciativa privada e até porque não no governo federal, para que o festival de inverno cresça cada vez mais e se consolide no calendário do cenário nacional”, disse.

De acordo com o prefeito, a proposta é trazer de volta noites específicas. “Vamos fazer e trazer de volta as noites temáticas como a noite do samba, com o pagode. A noite romântica, a noite do forró, a noite da MPB, do pop rock, do trap e também a noite sertaneja. A gente vai crescer cada vez cada vez mais este evento. E vamos construir isso de mãos dadas juntos com o povo. Porque foi o povo que me incentivou a tomar esta decisão. Chega a hora que o líder do município precisa tomar algumas decisões. E a decisão que nós tomamos ouvindo toda a sociedade e o povo é que o FIG não pode ser apequenado. Ele precisa crescer e se engrandecer cada vez mais. E por isso reafirmo que a partir de 2024 a prefeitura municipal de Garanhuns realizará o festival de inverno”, garante.

Mais informações:
Fonte:
Produção
Foto:
Divulgação