“A História da Foto” estreia neste sábado (21), na TV Nova
Compartilhe essa notícia
“A História da Foto” estreia neste sábado (21), na TV Nova

Era uma quinta-feira, dia 17 de maio de 1888. O Brasil havia se livrado, há apenas alguns dias, da escravidão. Em razão disso, uma missa campal, convocada pela Coroa, foi celebrada no Rio de Janeiro. A fotografia daquele momento entrou para a história, mas nela há muito mais do que se pode concluir à primeira vista. Na ocasião, estão presentes figuras como a princesa Isabel, mas também Machado de Assis, um dos principais estilistas da língua portuguesa e maior romancista brasileiro, além de políticos e generais importantes.

Curiosidades como essas são o mote do programa “A História da Foto”, que estreia neste sábado (21), na TV Nova, às 21h 20min.
A exibição é semanal.

Apresentado pelo jornalista Joberto Mattos de Sant’ Anna, a novidade aprofunda a observação de fotografias de relevo histórico nacional, em uma conversa com especialistas nos assuntos que cercam aquele registro fotográfico. A ideia é pensar o Brasil a partir da foto do dia.

“Falamos da foto em si, do que se vê, mas também do off da foto, do contexto, como aquele momento é vivido e percebido pelos brasileiros da época, como era o País naquele momento em que a foto foi tirada”, detalha o apresentador e idealizador do programa.

No episódio de estreia, é justamente a missa campal de maio de 1888 que desencadeia uma prazerosa conversa com Virgílio Caixeta Arraes, doutor em História e professor da Universidade de Brasília (UnB). O convidado fala dos símbolos presentes na fotografia, os personagens que compareceram e os significados daquele momento que, além de religioso, era político.

Mais informações:
Fonte:
da Redação
Foto:
Reprodução