Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou de Israel, país atacado pelo Hamas, e pousou em território brasileiro, nesta sexta-feira (13), com grupo de 69 brasileiros; 5 desembarcaram em Recife, outros 64 seguiram para Guarulhos, na capital paulista.
Os recifenses reencontraram suas famílias e comemoraram a chegada que ocorreu com maestria e segurança. Uma das brasileiras, a professora Onilda de Oliveira disse que “preocupação era demais”.
A FAB abasteceu o avião antes de seguir para São Paulo, enquanto os passageiros puderam fazer uma refeição de café da manhã e acionar parentes e familiares. O voo seguiu para Guarulhos por volta das 8h33.
Os passageiros que ficaram na capital pernambucana foram submetidos ao procedimento de imigração junto à Polícia Federal (PF). Os demais devem passar pelo mesmo processo ao final do destino.
Alessandro Burgo, um dos líderes da excursão a Israel, mora em Goiânia. Como forma de expressar gratidão à FAB, ao chegar em Recife, ele tocou no violino a música tema do filme A lista de Schindler, longa-metragem que retrata sobre o holocausto durante a 2ª Guerra Mundial.
Este foi o terceiro avião da FAB responsável por resgatar brasileiros em território israelense, mas o primeiro a pousar em Recife. A aeronave responsável por todo o resgate é do modelo KC-390 Millennium, comumente utilizada para transportar cargas. Isso justifica o menor número de passageiros, repartidos em dois grupos, 211 em cada voo.