ANTIGO PRÉDIO DO LICEU, NO RECIFE, SERÁ UMA ESCOLA TÉCNICA
Previsão de retorno do edifício histórico é para 2026
Por Everaldo Júnior*
O histórico edifício do Liceu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da República, no Centro do Recife, será restaurado para instalação de uma Escola Técnica Estadual (ETE). A reforma do prédio histórico será por meio de uma parceria do Governo do Estado com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O protocolo de intenções para a reforma foi assinado na manhã desta quinta (10), pela Governadora Raquel Lyra, durante reunião no Palácio do Campo das Princesas.
Sem atividades escolares desde 2007, quando houve a transferência para as instalações do antigo Colégio Nóbrega, escola tradicional privada que pertencia à UNICAP, finalmente o Liceu terá seu prédio reformado. Desde 1970, quando o espaço passou a ser responsabilidade da universidade jesuíta, o local estava servindo para aulas dos cursos técnicos de administração e contabilidade.
Em 2014, houve a pretensão em transformar o prédio em centro cultural. Um projeto de reestruturação do Liceu foi submetido ao Funcultura, mas não foi aprovado. No final de 2015, a instituição entrou com recurso sobre a decisão, mas não obteve êxito.
O investimento será de 30 milhões de reais e a previsão de entrega é para janeiro de 2026. A restauração do espaço e a elaboração do projeto pedagógico da futura Escola Técnica serão feitas pela UNICAP.
Fundado em 1880 como sede da Sociedade de Intelectuais, Mecânicos e Artistas Liberais de Pernambuco, o Liceu foi escola modelo para o Recife. Além do foco em inovação, educação e arte, o equipamento ofereceu até a década de 1950 cursos de carpintaria, marcenaria, serralharia e tipografia. Também possui relações históricas com a Maçonaria, onde parte dos professores e fundadores integravam. Local de uma das escolas mais antigas do Brasil, foi doado à UNICAP em 1961.
*estagiário sob supervisão