Bolsonaro passa por cirurgia abdominal após novo problema intestinal
Ex-presidente está em procedimento para tratar aderências e reconstruir a parede abdominal; operação pode durar várias horas, segundo aliados e equipe médica.
da redação
O Hospital DF Star comunicou, neste domingo (13), que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para tratar aderências no intestino e realizar a reconstrução da parede abdominal.
A internação ocorre após Bolsonaro ter sentido-se mal durante um evento do Partido Liberal, realizado na última sexta-feira (11), no Rio Grande do Norte. Exames apontaram um quadro de suboclusão intestinal — condição em que há uma obstrução parcial que dificulta o trânsito de gases e fezes no intestino. As aderências são consequência das diversas cirurgias realizadas desde o atentado à faca sofrido em 2018, durante a campanha presidencial.
Pela manhã, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha a situação de perto, afirmou que o procedimento cirúrgico será demorado. A informação foi reforçada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que disse ter sido informada pelos médicos sobre a gravidade do quadro e o tempo estimado da operação. Segundo ela, há “muitas aderências” e a cirurgia será “longa”.
Nas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou apoio ao ex-presidente, desejando força e uma recuperação rápida.
Leia a íntegra da nota do Hospital DF Star:
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star