Câmara do Recife aprova reestruturação do Executivo municipal
Projeto de Lei cria novas secretarias e gera divisão entre a base e a oposição
da redação
A Câmara de Vereadores do Recife aprovou em primeira votação o Projeto de Lei (PL) que reestrutura o Executivo municipal para o novo mandato do prefeito João Campos (PSB). O projeto obteve 27 votos a favor e 5 contrários.
A votação aconteceu em uma reunião extraordinária, com a presença de 35 dos 38 vereadores da Casa José Mariano. Entre as mudanças propostas, está a criação de novas secretarias, como a de Relações Institucionais, que será comandada pelo ex-vice-governador Raul Henry (MDB), conforme anunciado pelo prefeito nas redes sociais.
A divulgação antecipada dos nomes para as novas secretarias gerou insatisfação entre os vereadores da oposição, que criticaram o aumento no número de pastas e questionaram a escolha dos nomes. Como resultado, cinco vereadores votaram contra a proposta: Michele Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Doduel Varela (PSD), Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo). Na leitura do projeto, realizada dias antes, a oposição havia concordado com a dispensa dos prazos para emendas, agilizando a tramitação da matéria.
O líder do governo, Samuel Salazar (MDB), afirmou que, apesar da oposição ter se manifestado favorável à reforma, é natural que nem todos concordassem com a antecipação dos nomes. Ele ressaltou que o prefeito não nomeou oficialmente ninguém, apenas indicou, publicamente, as pessoas com quem pretende trabalhar.
O projeto será novamente discutido em plenário nesta sexta-feira (27) e, se aprovado, será enviado para a sanção do prefeito João Campos.