Nesta quinta-feira (19), o programa Diálogo recebeu Romero Jatobá, vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, para um balanço das ações realizadas neste ano. Também participaram da conversa Felipe Ferreira Lima, cientista político, e Américo Rodrigo, jornalista e editor do Blog Cenário.
No início da conversa, Romero apresentou um panorama detalhado das atividades de sua gestão. Américo Rodrigo questionou o parlamentar sobre o andamento do projeto da nova sede da Câmara, e Romero afirmou que, caso seja reeleito como presidente, essa será uma das prioridades de seu mandato. Segundo ele, a nova sede contará com maior acessibilidade e uma estrutura mais adequada tanto para os parlamentares quanto para os servidores e os cidadãos recifenses.
Felipe Ferreira, por sua vez, abordou a questão da administração financeira da Câmara para 2025, uma vez que a casa passará a contar com dois vereadores a menos. Romero explicou que, com a mudança na Constituição, a partir de 1º de janeiro as câmaras municipais serão responsáveis pela aposentadoria de seus servidores, uma atribuição que antes estava a cargo do município. Essa mudança acarretará uma nova despesa, mas, segundo Romero, permitirá um equilíbrio nas finanças da Câmara.
O programa também fez referência à morte de Gilberto Sobral, superintendente do Iphan em Pernambuco, que faleceu na manhã de hoje, em um hospital particular no Recife, após complicações decorrentes de um atendimento de urgência, iniciado no último sábado (14).