Campanha em combate à violência sexual contra crianças e adolescentes acontece nessa sexta (17)
O evento acontecerá nesta tarde, saindo do Pátio do Carmo, do Centro de Recife, a fim de conscientizar uma proteção aos menores de abusos
Por Rayane Santos – estagiária sob supervisão
Nesta sexta-feira (17), acontecerá uma campanha com base no assunto sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A caminhada partirá do Pátio do Carmo, no Centro do Recife, às 15h, e tem como tema a: “Conexão com Proteção: Eduque, previna e proteja crianças e adolescentes da violência sexual da internet”.
Promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco, a campanha surge com o objetivo de alertar, mobilizar e conscientizar as pessoas para proteger as crianças e adolescentes dos crescentes riscos digitais.
Atualmente, estes jovens estão mais propensos, expostos, a receberem todo tipo de proposta, seja para enviar vídeos ou fotos em prol de ganhar fama, dinheiro, como também em troca de outros favores – o que se evidencia a importância de uma maior conscientização e proteção em relação às crianças e adolescentes.
A ação contará com a participação de jovens da periferia da Região Metropolitana, além de defensores de crianças e adolescentes, levando faixas e diversas manifestações como protesto durante a caminhada. Também haverá um microfone aberto para as pessoas expressarem suas ideias e defender a causa.
Dados alarmantes
Conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no ano de 2023 foram registradas 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, enquanto 42.031 registram violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Esses dados demonstram a relevância de ações como essa com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade a fim de combater os abusos.
A caminhada marca um evento importante no qual ajunta diversas instituições e pessoas em prol da causa.
18 de maio
Instituído no ano de 2000, pela lei 9.970, o dia 18 de maio ficou como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.
A data recorda um triste caso que ocorreu há 51 anos, no Espírito Santo, no momento em que Aracele Cabrera, na época com 8 anos, foi violentada e assassinada. Os responsáveis pelo crime não foram punidos.
O número de casos de abuso infantil tem aumentado, como os casos mais recentes de violências sexuais infantis cometidas contra bebês recém-nascidos. Segundo dados levantados pelo Instituto Liberta, o Brasil fica em 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual contra crianças e adolescentes, vitimando mais ou menos 500 mil crianças ou adolescentes todo ano, perdendo somente para a Tailândia. Mostrando-se, desta forma, a relevância da caminhada.