De acordo com os dados do Censo de Ensino Superior 2021, Recife é a capital brasileira com mais estudantes na área de tecnologia, e segue em ascensão e com um crescimento acelerado, aumentando ainda mais a liderança em relação a outras capitais. A evolução dos números de 2019 para 2021 aponta expansão de cerca de 20% no total de estudantes matriculados.
Quando considerados os cursos com programação na estrutura curricular, a capital pernambucana possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada, Florianópolis, possui 343 – uma diferença de cerca de 15% para a capital de Santa Catarina -, seguida de Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).
Acesso ao mundo digital
“O Programa Embarque Digital é uma semente que estamos plantando no Recife e que vai possibilitar que nossa cidade possa alçar voos muito maiores no futuro. Em quatro, vamos duplicar o número de profissionais formados na área de tecnologia na cidade. E, se hoje nós somos a cidade com mais estudantes na área, na frente de cidades ricas do Brasil, do Sul e Sudeste, estaremos ainda mais a frente das outras. E mais que isso: teremos uma cidade que democratiza o acesso a formação neste setor”, afirmou o prefeito João Campos.
Foto: Divulgação