Carnaval de Jaboatão registra o maior público da história da cidade
Compartilhe essa notícia
Carnaval de Jaboatão registra o maior público da história da cidade

Carnaval de Jaboatão registra o maior público da história da cidade

Mais de 800 mil pessoas foram curtir o carnaval em Jaboatão dos Guararapes

 

Por Gabriel Couto*

Com o término do Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas (14) traz consigo a contabilização do público e dos resultados alcançados pelos municípios. Em Jaboatão dos Guararapes, a gestão municipal registrou a participação de mais de 800 mil foliões, gerando uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 150 milhões. A rede hoteleira também teve motivos para comemorar, atingindo uma ocupação de 95% de seus leitos durante os dias de Folia de Momo.

A infraestrutura carnavalesca contou com o empenho de mais de três mil trabalhadores, entre efetivos e contratados, responsáveis por diversas frentes de trabalho, desde a limpeza até a segurança e a saúde dos foliões. Destacando-se como o maior Carnaval já realizado no município, centenas de blocos, agremiações, artistas e grupos de maracatus animaram os foliões em sete polos, sendo quatro fixos e três itinerantes. A Prefeitura do Jaboatão fez mais de 290 contratações artísticas, com 93% dos artistas provenientes do próprio município, priorizando assim o fortalecimento da cultura local.

A limpeza urbana foi uma das prioridades, com 300 agentes de limpeza diariamente recolhendo cerca de 54 toneladas de resíduos e mais de 26 mil quilos de volumosos descartados pela população nos locais de concentração dos blocos. Além disso, equipes de coleta seletiva recolheram quase 400 quilos de materiais recicláveis, visando gerar renda para as cooperativas locais.

A área da saúde também esteve preparada, com plantão em todos os polos e atendimento de 41 pessoas, todas as ocorrências sendo de baixa complexidade. O Procon Jaboatão funcionou em regime de 24 horas, registrando 1.527 atendimentos e concedendo 533 alvarás de autorização sonora para os blocos.

A Secretaria de Assistência Social realizou ações de sensibilização, abordando mais de 17 mil foliões e 11 comerciantes para evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. No Plantão dos Conselheiros Tutelares, foram registradas 13 ocorrências, a maioria de crianças perdidas, todas localizadas.

O Centro Maristela Just, em regime de plantão, promoveu ações de sensibilização para mais de 10 mil pessoas sobre o combate à violência contra a mulher, registrando dois casos no período. Além disso, a prefeitura disponibilizou um camarote acessível e promoveu a sensibilização sobre a questão do capacitismo em relação às pessoas com deficiência, alcançando mais de 700 pessoas.

 

*Estagiário sob supervisão

Mais informações:
Fonte:
Redação - TV Nova
Foto:
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes