Cinema São Luiz reabre com Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Após reparos e melhorias, espaço cultural volta a receber público a partir de 1º de novembro
da redação
O Cinema São Luiz, localizado no bairro da Boa Vista, reabre suas portas nesta sexta-feira (1º) em meio à 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O cinema, um dos poucos que ainda operam como cinemas de rua na cidade, estava fechado desde junho de 2022 para reformas no forro de gesso, nas instalações elétricas e no sistema de refrigeração.
As obras, que custaram R$ 1,3 milhão, foram financiadas por recursos da Lei Paulo Gustavo. Embora o cinema volte a funcionar, a última fase das obras ainda está em andamento, incluindo a recuperação das marquises externas, a instalação de um sistema de prevenção a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os andares superiores. Também estão previstas melhorias em pisos, tetos, portas, luminárias e no famoso letreiro da fachada. A Fundarpe estima que todas as obras sejam concluídas até junho de 2026, com um custo adicional de R$ 1,9 milhão, também oriundo da Lei Paulo Gustavo.
“A reabertura acontece nos finais de semana, enquanto continuamos com as obras de requalificação durante a semana”, afirmou Renata Borba, presidente da Fundarpe. O São Luiz inicia suas atividades novamente no contexto do Festival Janela de Cinema do Recife, que vai até o dia 8 de novembro, com exibições também nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no Derby e em Casa Forte, na Zona Norte.
A programação do festival inclui lançamentos nacionais e internacionais, como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, selecionado pelo Brasil para concorrer a uma indicação ao Oscar 2025, além de clássicos restaurados, sessões com música ao vivo e a volta da premiação de curtas-metragens nacionais.