Cinema São Luiz reabre com Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Compartilhe essa notícia
Cinema São Luiz reabre com Festival Janela Internacional de Cinema do Recife

Cinema São Luiz reabre com Festival Janela Internacional de Cinema do Recife

Após reparos e melhorias, espaço cultural volta a receber público a partir de 1º de novembro

 

da redação

O Cinema São Luiz, localizado no bairro da Boa Vista, reabre suas portas nesta sexta-feira (1º) em meio à 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O cinema, um dos poucos que ainda operam como cinemas de rua na cidade, estava fechado desde junho de 2022 para reformas no forro de gesso, nas instalações elétricas e no sistema de refrigeração.

As obras, que custaram R$ 1,3 milhão, foram financiadas por recursos da Lei Paulo Gustavo. Embora o cinema volte a funcionar, a última fase das obras ainda está em andamento, incluindo a recuperação das marquises externas, a instalação de um sistema de prevenção a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os andares superiores. Também estão previstas melhorias em pisos, tetos, portas, luminárias e no famoso letreiro da fachada. A Fundarpe estima que todas as obras sejam concluídas até junho de 2026, com um custo adicional de R$ 1,9 milhão, também oriundo da Lei Paulo Gustavo.

“A reabertura acontece nos finais de semana, enquanto continuamos com as obras de requalificação durante a semana”, afirmou Renata Borba, presidente da Fundarpe. O São Luiz inicia suas atividades novamente no contexto do Festival Janela de Cinema do Recife, que vai até o dia 8 de novembro, com exibições também nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no Derby e em Casa Forte, na Zona Norte.

A programação do festival inclui lançamentos nacionais e internacionais, como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, selecionado pelo Brasil para concorrer a uma indicação ao Oscar 2025, além de clássicos restaurados, sessões com música ao vivo e a volta da premiação de curtas-metragens nacionais.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Reprodução