Nesta sexta-feira (20), a Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciou a remoção dos animais do zoológico do Parque 13 de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife.
Foram retiradas 48 aves: 12 araras-canidé, 30 rolinhas-cinza, 2 rolinhas-caldo-de-feijão, 2 patativas, 1 tizil e 1 siriema. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangará), no bairro da Guabiraba. De lá, foram encaminhados para a Instituição Obra de Maria, localizado em São Lourenço da Mata.
Ainda há 100 animais que aguardam para serem removidos do local. Cágados, tartarugas e aproximadamente 12 macacos serão retirados em etapas até novembro deste ano.
A iniciativa é executada em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com apoio do Ibama. No local onde se localizava o zoológico, será construída a Praça da Infância.
Os animais que estiverem em boas condições após as avaliações clínicas e exames serão reinseridos na natureza em seus habitats naturais, e os animais que não tiverem condições ficarão sob supervisão de instituições parceiras.