Em comemoração ao mês do Dia Nacional do Frevo, celebrado em 14 de setembro, a Escola Paço do Frevo, no Recife, preparou uma programação com cinco cursos e oficinas a serem realizadas no museu. As aulas serão de média duração e consistem em ensinar os passos do frevo, percussão e ritmos pernambucanos. Oficinas de dança-capoeira e de xilogravura envolvendo o Frevo, além da oficina “Desvendando” com o Maestro Duda também fazem parte da programação.
Confira todos os detalhes:
Curso Livre do Frevo – Ministrado pelo passista Wanderley Aires, o curso “Corpo e cultura em movimento” mescla aspectos da história do Frevo com dança e música, construindo, através do corpo em movimento, as dramaturgias que envolvem essas expressões.
As aulas, para iniciantes e iniciados a partir de 16 anos, acontecem entre 12 de setembro e 9 de novembro, sempre às terças e quintas, das 19h às 20h30. O investimento é R$ 150 via Sympla. É possível solicitar bolsa através deste link.
Desvendando Maestro Duda – José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, estará à frente da oficina Desvendando deste mês de setembro. No dia 16, das 15h às 18h, com inscrição gratuita através do link, ele vai compartilhar sua trajetória pessoal e suas proposições práticas, mostrando seus saberes e modos de fazer e pensar o Frevo.
Curso Livre de Percussão e Ritmos Pernambucanos – Ministrado pelo percussionista, compositor e professor Júnior Teles, para o público adulto iniciante e iniciado a partir de 16 anos, o curso “Percussão pernambucana” vai proporcionar uma experiência diversificada através da prática instrumental, suas técnicas e vivências. Ao longo de quatro módulos, os participantes irão explorar diferentes ritmos da música popular pernambucana, como Coco, Ciranda, Maracatu, Frevo, Afoxé e Forró.
Será de 19 de setembro a 5 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições custam R$ 150 e podem ser feitas no Sympla.
Oficina de Xilogravura “Memórias e Imagens Afetivas do Frevo” – Com dois encontros e carga horária total de oito horas, a oficina gratuita pretende trazer ao público as memórias que cada um tem do Frevo, através de sentimentos, valores e comportamentos, colocando essas referências para o papel e depois para a matriz em MDF. A facilitadora será Ilê Pessoa, natural do Recife e criada em Olinda, que tem formação em técnicas diversas.
Será nos dias 19 e 22 de setembro, das 14h às 18h. As imagens trabalhadas como xilogravuras depois serão expostas coletivamente em uma culminância da oficina. Podem participar pessoas a partir de 12 anos – inscrições através deste formulário.
Oficina Chão de Capoeira – Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, das 19h às 21h, o bailarino, professor de dança e músico Alisson Lima vai ministrar a oficina gratuita que propõe colocar em prática os movimentos da capoeira que conversam intensamente com o chão, unindo capoeira e técnicas da dança contemporânea. Com exercícios de improviso, ele irá trabalhar, por exemplo, posições invertidas, movimentações rasteiras e contorções no plano baixo, evidenciando a dança-capoeira. As inscrições estão disponíveis neste formulário, para pessoas a partir de 18 anos.