Um delegado e três policiais civis aposentados foram presos por suspeita de extorsão a comerciantes no Recife. Segundo a Polícia, eles abordavam pequenos comerciantes de cigarros e, sob a falsa alegação de que os produtos eram contrabandeados, ameaçavam prender as vítimas em troca de propina.
Ainda de acordo com a polícia, os crimes foram praticados em 2016, quando os suspeitos trabalhavam na Delegacia de Água Fria, na Zona Norte da capital. Durante a ação, os comerciantes eram levados até a delegacia, onde eram pressionados a pagar propina para não serem presos. Entre as vítimas estavam comerciantes do Mercado de São José, no centro da cidade.
A cada apreensão, os policiais apuravam aproximadamente R$ 30 mil reais. De acordo com a polícia, as mercadorias apresentavam notas fiscais, e algumas foram apresentadas no inquérito, o que reforça a má conduta dos acusados, que não tiveram os nomes divulgados. O inquérito foi concluído e os quatro suspeitos foram indiciados pelos crimes de participação em organização criminosa, roubo, abuso de autoridade e concussão, quando agentes públicos se utilizam do cargo para obter vantagem indevida.