“Desalinho, ensaio sobre mim”: espetáculo propõe imersão ao público
Compartilhe essa notícia
“Desalinho, ensaio sobre mim”: espetáculo propõe imersão ao público

A atriz, diretora de teatro e psicóloga Hilda Torres enfatiza a eficácia do “sentir antes do saber” como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, estabelecendo uma conexão significativa entre a Arte e a Psicologia.

Dessa interseção surge a peça “Desalinho, ensaio sobre mim”, concebida e dirigida por Hilda em três módulos. A narrativa explora as nuances das experiências femininas em meio a um contexto patriarcal, ainda permeado por binarismos e preconceitos arcaicos.

O espetáculo, que terá duas apresentações, respectivamente nesta terça-feira (03) e quarta-feira (04), ocorrerá no Sesc Casa Amarela, às 20h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, com valores de R$15 (meia) e R$30 (inteira).

No âmbito do Processo Cênico-Terapêutico, 14 mulheres embarcam em uma catarse profunda, revisitando suas crianças interiores e resgatando as raízes de suas dores, busca constante por validação, distorções de imagem e sexualidades. À medida que as etapas avançam, o espetáculo desafia os limites da exposição, transformando-a em uma vulnerabilidade que ecoa com a plateia, ao mesmo tempo que promove um senso de emancipação e autonomia para aquelas no palco.

Inicialmente, atrizes e não atrizes participam de uma roda terapêutica imersiva, construindo uma rede de apoio e pertencimento. Posteriormente, começam a montagem da primeira peça da proposta, onde interpretam as histórias umas das outras como se fossem suas. No desfecho do terceiro módulo da Oficina de Teatro para Mulheres Cis e Trans, as participantes são desafiadas a redigir cartas autobiográficas, diretas e francas, reivindicando o protagonismo de suas próprias narrativas com assertividade.

Mais informações:
Fonte:
Denny Cândido
Foto:
Bea Laranjeira