por Victória Campos
O Detran Pernambuco anunciou a retirada da etapa de garagem nas provas práticas realizadas por aqueles que querem tirar a primeira habilitação. As mudanças já tinham sido adotadas na capital pernambucana em agosto deste ano, mas agora também foram aplicadas em outras seis unidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.
As mudanças nas provas valem para a categoria B, para conduzir automóveis com até 8 passageiros mais o motorista. O principal objetivo é tentar reduzir o tempo de aplicação das provas, já que o órgão realizou estudos de viabilidade para otimizar o tempo sem prejudicar a avaliação dos futuros motoristas. Segundo o Detran-PE, essa retirada tem respaldo em estudos técnicos e não descumpre normas vigentes.
Dados recentes levantados pelo órgão mostram que candidatos que passaram por todas as etapas apresentaram, em média, uma diminuição no tempo de prova de até 1/4 se comparado àqueles alunos que precisaram passar pela garagem. O índice de aprovação também aumentou em 3%.
Em algumas cidades, como Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim e Arcoverde a garagem segue obrigatória.
CRÍTICAS
A retirada da etapa da prova em agosto levantou uma série de questionamentos e reclamações por parte da Federação dos Centros de Formação de Condutores do Brasil, a Feneauto e também pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco. Segundo as entidades, a retirada da etapa reduz a chance de aprendizado dos candidatos.