Dia de luta pela saúde da mulher
Compartilhe essa notícia
Dia de luta pela saúde da mulher

Deputado Gilmar Júnior levou discussões e proposições a colegiados da Alepe

 

Por Juliana Nascimento

 

A camisa e a gravata de cor rosa não foram os únicos elementos que conectaram o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) à saúde da mulher. Enfermeiro e especialista no tema, o parlamentar, que foi o único homem presente à primeira reunião da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, em 2024, mostrou-se íntimo de diversos assuntos. O deputado defendeu a necessidade de publicizar o climatério: “É uma fase da vida da mulher que a sociedade precisa conhecer mais. Muitas mulheres nem compreendem os sintomas desse período, não entendem porque estão com insônia, calor, impaciência”.

Mais um ponto trazido por Gilmar Júnior foi a prestação do serviço público de saúde à mulher. O deputado voltou a criticar o fechamento da Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru, e trouxe dados referentes a dezembro do ano passado, a fim de comprovar a relevância da unidade para Pernambuco: “Somente em dezembro, pacientes de 81 municípios foram atendidas; 586 partos foram realizados; mais de 4 mil consultas foram feitas; mais de 7 mil exames realizados; na emergência e urgência, mais de 1.300 atendimentos”.

O deputado também explicitou esses mesmos números na Comissão de Saúde, onde propôs que o grupo faça o chamamento à secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a intenção de encerrar as atividades no equipamento. Proposição que foi acatada pela Comissão.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Felipe Soares