Neste sábado (14), Pernambuco vai contemplar um eclipse solar anular. Especialistas estimam que o fenômeno começará às 15h31, terá seu ápice às 16h47 e terminará às 17h52. O Espaço Ciência, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, e o Shopping Tacaruna estão se preparando para receber o público que deseja observar o evento.
Cleiton Batista, educador do Espaço Ciência, comentou que eclipses não são tão raros quanto aparentam ser, mas no caso dos eclipses solares, a visualização se torna mais difícil devido às condições locais e climáticas.
“Normalmente os eclipses acontecem em números pares, com até quatro num período de um ano. No caso desse eclipse de sábado, é um eclipse anular – o que significa que a lua vai cobrir a região central do disco solar, formando uma espécie de anel. Em alguns estados, será possível ver um anel perfeito; em Pernambuco, veremos um anel um pouco deformado”, explicou Cleiton Batista, em entrevista.
O educador ainda pontuou que o fenômeno não deve ser observado diretamente e nem por meio de meios tradicionais, como óculos escuros, negativos de fotografias, vidros de fuligem, ou folhas de radiografia. Já que o risco de danos oculares é alto.