Eleições da OAB-PE 2024: Votação Online Inicia e Marca Mudança Histórica
Pela primeira vez, advogados de Pernambuco podem votar pela internet. Resultados saem ainda hoje, após o encerramento da votação
da redação
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) ocorre nesta segunda-feira (18) e traz uma inovação histórica: é a primeira vez em 92 anos que o pleito será totalmente online. Advogados podem votar de qualquer lugar, usando computador, smartphone ou tablet. O resultado será divulgado ainda hoje, uma hora após o término da votação, que vai das 9h às 17h.
Neste pleito, a categoria escolherá a nova diretoria e o conselho que irão comandar a OAB-PE e suas 29 subseções no triênio 2025-2027. Três candidatos disputam a presidência da seccional: Almir Reis, Fernando Junior e Ingrid Zanella.
Além da escolha para a presidência, os advogados também votarão na lista sêxtupla para o Quinto Constitucional, destinada à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). São 28 candidatos aptos para essa eleição, que será decidida com base no critério de notório saber jurídico e reputação ilibada.
A votação é obrigatória para os advogados que estejam em dia com a OAB, sendo facultativa para aqueles com mais de 70 anos. Para garantir a integridade do processo, a tecnologia utilizada é certificada pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) e será realizada auditoria para assegurar total transparência. Os eleitores devem acessar o portal da eleição (vote2024oabpe.org.br) e se autenticar com certificado digital, biometria ou código de acesso enviado por e-mail ou SMS. Para os que escolherem o código de acesso, será necessário também informar o número da carteira da OAB ou, caso não possuam, a data de nascimento.
Com essa mudança, a OAB-PE busca modernizar o processo eleitoral, garantindo praticidade e acessibilidade para todos os advogados do estado.