Em Pernambuco, número de mortes pela dengue sobe para seis este ano
Compartilhe essa notícia
Em Pernambuco, número de mortes pela dengue sobe para seis este ano

Em Pernambuco, número de mortes pela dengue sobe para seis este ano

As informações foram divulgadas no último Boletim Epidemiológico pela SES-PE.

Por Rayane Santos – estagiária sob supervisão

O número de mortes causadas pela dengue subiu para seis este ano, em Pernambuco. É o que afirma o último Boletim Epidemiológico das Arboviroses feito pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O documento traz informações das semanas entre 31/12/2023 a 22/06/2024 e foi divulgado nesta quarta-feira (26).

De acordo com o levantamento, Pernambuco possui 26.254 casos prováveis de dengue (estimativa causada pelos casos que estão sendo investigados mais os que foram confirmados),e uma alta de 277 novos casos prováveis, em comparação com a semana passada.

No entanto, segundo o diretor-geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra, este crescimento não é preocupante, pois se refere aos casos que não foram informados de algumas semanas epidemiológicas durante as vigilâncias municipais.

O número de casos suspeitos descartados foram maiores do que os novos confirmados; como também, ainda conforme o diretor-geral, foi avaliado que o período da sazonal da dengue no estado se encerra em breve.

Quanto ao número de mortes 

O índice dos casos prováveis de dengue, atualmente, apresenta um aumento de 464,8%, comparando aos números do mesmo período no ano de 2023. Sendo confirmados 5.823 casos no estado, entre eles, 105 graves e 6 óbitos.

Por meio do monitoramento epidemiológico, 25 óbitos foram descartados como causa às arboviroses, enquanto os outros 32 ainda estão em investigação.

A princípio, a apuração inicia com a equipe de Vigilância Epidemiológica do município de onde aconteceu o óbito, depois o caso é transferido para o comitê técnico o qual avaliará, junto com diversos profissionais, a causa da morte.

No boletim desta semana, 59 municípios possuem baixa incidência para casos da dengue, 67 possuem incidência média e 59 com alta possibilidade de apresentar novos casos.

Além disso, o documento também separa o cenário mediante às Gerências Regionais de Saúde (Geres), sendo elas: cinco regionais possuem alta incidência (I, V, VII, X e XII), seis possuem a incidência média (II, III, IV, VIII e IX), apenas a XI regional de saúde possui uma incidência baixa.

Outras arboviroses

Quanto às outras arboviroses, constam-se 4.074 casos prováveis e 798 casos confirmados de Chikungunya.

Enquanto 305 casos possuem suspeita de Zika, mas, até o momento, não foram confirmados. E a febre de Oropouche, em Pernambuco, permanece com seis casos confirmados do período anterior.

Mais informações:
Fonte:
Redação TV Nova
Foto:
Freepik