Encontro de mestres da cultura popular é realizado em Tracunhaém
Compartilhe essa notícia
Encontro de mestres da cultura popular é realizado em Tracunhaém

Encontro de mestres da cultura popular é realizado em Tracunhaém

20 artistas, de diferentes grupos de maracatus rurais da região, vão revezar-se  em uma noite festiva recheada de muita poesia popular, realizada gratuitamente para o público.

 

A historiografia cultural da Zona da Mata Norte de Pernambuco revela uma rica tapeçaria de tradições populares, profundamente enraizadas nas dinâmicas sociais e econômicas da região como no caso do plantio e o cultivo da cana-de-açúcar e a tradição da cultura afro-brasileira, a exemplo do maracatu de baque solto, folguedo popular reconhecido com Patrimônio Cultural do Brasil. 

Para festejar esse território cultural tão fértil para cultura do povo brasileiro, mestre e contramestres ligados a vários grupos de maracatus rurais da região canavieira realizam, neste sábado (14), uma noite especial de muita cantoria dedicada à poesia popular de improviso.  O evento itinerante, que já passou pela cidade de Nazaré da Mata, agora, desembarca no município de Tracunhaém, conhecida como a “Capital do Artesanato em Cerâmica”. 

A programação, que conta com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, acontecerá na sede do Maracatu Rural Estrela da Serra de Açudinho, que celebra este ano 19 anos de fundação. Por lá, entre às 21h da noite do sábado (14) e às 6h da manhã do domingo (15), 20 artistas vão se revezar em um encontro recheado de poesia, arte, dança e  literatura popular, em um palco montado ao ar livre. Destaque da abertura para apresentação cultural da Ciranda Flor do Mestre Carlos Antônio.

 

Estão confirmados para o encontro o Mestre Pixito; Mestre Zé Joaquim; Mestre Anderson Mestre Vinicius Fernando; Mestre Adriano; Mestre Bi; Mestre Carlos Antônio;  Mestre Tutu, entre outros

 

“Este evento é a maneira que encontramos para, juntos, celebrarmos a união, o amor e a cultura de paz. Sempre digo: onde há cultura, lá está todo o afeto que o ser humano pode encontrar na vida” destaca o idealizador e coordenador do encontro, Mestre André de Lica.

Uma das novidades desta edição será a homenagem a vários bricantes de maracatus, figuras centrais na preservação da cultura popular pernambucana, que há décadas mantém viva a memória, legado e poesia. 

“Reconhecemos que, quem faz a cultura popular neste país são mulheres e homens, guerreiras e guerreiros, destemidos. Atravessamos o preconceito, o medo e a falta de incentivo do poder público, mas, aqui, no nosso evento, nos esforçamos, ao máximo, para que cada um seja reconhecido na sua contribuição ao nosso legado cultural herdado de nossos ancestrai” , acrescentou André de Lica. 

Na ocasião, será concedida uma comenda em reconhecimento a um grupo de brincantes do maracatu rural. Estão na lista dos agraciados a Rainha do Maracatu Estrela da Serra de Açudinho – Tracunhaém, Girleide Marília; o presidente do Caboclinho dos Coités de Tracunhaém,  Zé Preto; Caboclo de Lança do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Biu Profirio; a musicista e produtora cultural do Maracatu Feminino Coração Nazareno de Nazaré da Mata, Lucicleide Silva; e o Fundador do Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém, Ném do Pavão. 

 

Mais informações:
Fonte:
Ascom
Foto:
Ed Machado - PCR