Enfermeiro é esfaqueado durante assalto em ônibus no Recife; número de crimes no transporte coletivo cresce mais de 50%
Vítima reagiu a tentativa de roubo na Zona Sul da capital; estado de saúde é estável, mas ainda não há previsão de alta
da redação
A escalada da violência no transporte público do Recife fez mais uma vítima na noite da terça-feira (21). Um enfermeiro de 48 anos foi esfaqueado durante um assalto a bordo de um ônibus da linha 440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade.
O crime ocorreu por volta das 20h, poucos minutos após o homem embarcar no coletivo. Segundo relatos, ele teria reagido à abordagem de dois assaltantes e entrou em luta corporal com os suspeitos, que ainda não foram identificados. Durante a confusão, o enfermeiro foi ferido com golpes de faca na cabeça e nas mãos.
De acordo com uma parente da vítima, os dois haviam saído de uma prova na Escola Técnica de Saúde do Real Hospital Português, no bairro de Santo Antônio. Após deixá-lo em um ponto de ônibus no Pina, a mulher foi surpreendida por uma ligação: o enfermeiro pedia ajuda, contando que havia sido atacado dentro do ônibus.
Apesar de terem sido feitos diversos chamados à Polícia Militar e ao Samu, o socorro não chegou a tempo, e a parente precisou retornar ao local para levá-lo até o Hospital da Restauração, no Derby. Ele permanece internado em estado estável, consciente e orientado, mas ainda sem previsão de alta.
Violência crescente nos ônibus
Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) revelam um aumento alarmante nesse tipo de ocorrência: 113 assaltos em coletivos foram registrados entre janeiro e abril deste ano apenas no Recife. O número representa uma alta de 50,6% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 75 casos.
Até o momento, ninguém foi preso pelo ataque ao enfermeiro. A polícia segue investigando o caso.