ENTREVISTAS COM LUIS PAULO SUPI E A JULIA ALBOREDO NO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ
Compartilhe essa notícia
ENTREVISTAS COM LUIS PAULO SUPI E A JULIA ALBOREDO NO 89º CAMPEONATO BRASILEIRO DE XADREZ

*Por Gabriel Couto

No dia do sábado (16), o 89º Campeonato Brasileiro de Xadrez proporcionou uma rodada dupla, agitando o Hotel Jangadeiro, em Recife, nos horários de 14h e 20h, valendo a quinta e a sexta rodada da competição. Neste cenário de intensas disputas, destacamos entrevistas exclusivas com grandes nomes do xadrez nacional, como o grande Mestre Luis Paulo Supi e a Mestre Internacional Feminina (WIM), Julia Alboredo. A atmosfera do torneio revelou histórias pessoais, estratégias de jogo e perspectivas únicas dos participantes, incluindo as vitórias, desafios e planos para projetos sociais. Acompanhe conosco o que esses enxadristas têm a compartilhar sobre suas experiências e expectativas nesta edição do campeonato.

Entrevista com o GM Luis Paulo Supi:

Luis Paulo Supi, consagrado Grande Mestre, compartilhou sua visão sobre o torneio, destacando sua jornada e a melhoria significativa em relação ao ano anterior. Também falou em como se sente para este ano, tendo em vista que ele teve que abandonar a competição, no ano passado, por problemas de estresse: “Esse ano estou me sentindo bastante melhor, ano passado eu vinha de uma sequência bem estressante de acontecimentos que acabou culminando de eu passar mal na edição passada que aconteceu aqui.” Além disso, abordou que tem planos de utilizar a empresa dele com a Julia Alboredo para projetos sociais perto de onde mora, em São Paulo.

Entrevista com a WIM Julia Alboredo:

Julia Alboredo, referência no xadrez feminino, abordou o desafio do Campeonato Brasileiro Absoluto e suas partidas do dia: “(…) torneio onde os melhores jogadores do Brasil estão presentes, então eu sabia que ia ser uma competição difícil. E o dia de hoje foi positivo, eu empatei uma partida, ganhei outra, e eu sigo na competição com 4,5 em 6. Sigo viva”. Julia também enfatizou a importância de incentivar a participação feminina no cenário do xadrez, tendo em vista que o torneio teve apenas 10% de mulheres: “eu achei o número muito baixo de participantes. (…) eu acho que poderia ter um incentivo por parte dos organizadores aqui para ter um público maior, né, não sei se desconto na inscrição ou algum tipo de premiação. Então, algum incentivo para ter mais mulheres participando”. Ela também comentou sobre a inspiração que representa para jovens admiradoras “eu fico muito feliz de receber esse reconhecimento, principalmente do público feminino, porque eu tenho um canal no YouTube, então eu divulgo bastante xadrez, e eu fico muito mais feliz quando vem uma menina falar que me assiste, me acompanha, que eu sou a inspiração dela, porque o meu objetivo, além de ser jogadora, claro, é incentivar o público feminino a jogar não só os torneios femininos, mas também absolutos com homens.” Julia, em um tom bem-humorado fala também sobre a possibilidade de enfrentar seu namorado GM Supi: “eu não sei ele, mas eu preparei algo contra ele, então, se a gente jogar, eu tenho uma arma secreta”.

Pernambucanos em destaque:
4 pontos: MN Marcelo Wanderley Bouwman, Marcos Vinicius Costa Silva, Marcelo Basilio Nunes
3,5 pontos: MF Marco Antonio Asfora, Christian Almeida, MN Rafael Cabral, Hilton Vilarim, MN Davi De Azevedo, MN Jose Ricardo, Vandeck Souza Santiago, MN Alberto Manoel Colares e Wellington Francisco.

Com menção honrosa para o GM Yago Santiago, pernambucano que está vinculado com a Federação de São Paulo, está com 5 pontos.

A competição segue neste domingo (17) a partir das 19 horas, com a sétima rodada, prometendo jogos intensos e luta pela liderança.

Mais informações:
Fonte:
Redação Tv Nova
Foto:
Redes Sociais